terça-feira, 4 de setembro de 2012

CHECK-LIST: Passaporte


Oi pessoal,

Para todo mundo que decide viajar eu recomendo ter uma check-list. São vários detalhes para serem resolvidos e ser uma pessoa organizada nesse momento é muito importante.

O primeiro item da minha check-list foi tirar o passaporte. Antes até mesmo de decidir o meu destino, eu já queria ter o passaporte em mãos. Não sei porque, mas tenho a impressão de que quando você tem algo em que possa tocar, a viagem  parece mais real. Não só por isso, também porque quando você vai comprar o curso, se caso você for fazer um curso, você precisa ter o número do passaporte.

Mas enfim, vamos para a parte que interessa. Tirar o passaporte é bem fácil, no começo eu fiquei um pouco apreensiva de fazer algo errado, porque a lista de documentos parecia assustadora, mas depois de interpretá - la foi tranquilo.

O requerimento do passaporte é pelo site da Polícia Federal. Do lado esquerdo da tela, aparece um tópico Serviços e mais abaixo, Passaporte. É só clicar. Esse link abre uma página com algumas ações listadas onde você escolhe o que deseja fazer, no meu caso, cliquei em  "Requerer passaporte (para brasileiros)". Logo em seguida abriu uma aba com alguns passos que devem ser seguidos. O 1° passo é verirficar a documentação necessária para passaporte comum, foi ai que eu me assutei. A lista de documentos é bem extensa, e meio técnica, mas no fim das contas eu só precisei levar RG, Título de Eleitor, CPF (tudo original) e o Comprovante bancário de pagamento da taxa, que você precisa imprimir depois de preencher um formulário de requerimento. Esse formulário, acredito eu, é para acelerar o processo no dia em que você vai tirar a foto e recolher as digitais. Lembrando que,esses documentos foram os que EU tive que levar, pode ser diferente para outras pessoas, por isso é importante ler a lista toda.

O segundo passo é solicitar a emissão do passaporte, essa é a hora que você tem que preencher o formulário.  Ao término do preenchimento, você tem que imprimir tipo um boleto, e pagar a taxa de R$156,07 antes de comparecer ao Posto da Polícia Federal. Esse é o 3° passo.

O 4° passo é agendar o atendimento. No meu caso, preenchi o formulário no sábado à noite e agendei o atendimento para segunda - feira de manhã. Quando eu fui ver os dias disponíveis para o atendimento, não tinham muitas opções, mas tem como reagendar, se caso você não puder ir.

E lá fui eu, segunda - feira, às 9 horas da manhã. Uma dica é ir bem apresentável, pois você vai tirar uma foto, no estilo 3x4, que vai ficar no seu passaporte até você renová - lo. Outra dica é chegar uns 15 minutos antes do horário agendado. Lá, como já disse, eles coletam as digitais e terminam de preencher o formulário. O passaporte fica pronto em 10 dias e você tem até 30 dias para buscar, pessoalmente, entre o horário das 14 às 17 horas. Depois disso, foi só esperar os 10 dias e buscar o passaporte.

Só lembrando que, o que contei foi como tudo aconteceu comigo, a minha experiência, e pode ser que com outras pessoas não tenha acontecido da mesma forma.

Acho que fui bem exaustiva com tantos detalhes, mas espero ter esclarecido possíveis dúvidas (Malu?).

See you soon.




Um comentário: